Em paz, Revezamento da Tocha Olímpica reúne 30 mil pessoas para as ruas de São João de Meriti



Com uma linda festa, repleta de paz e alegria, a passagem da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 reuniu cerca de 30 mil pessoas para as ruas de São João de Meriti, um dos 329 municípios escolhidos para receber o símbolo da maior competição esportiva do planeta. Durante o trajeto de 3,1km pelas ruas do município cerca de 10 mil estudantes das 65 escolas municipais formaram um corredor humano para saudar o símbolo, vibraram e fizeram festa no momento da passagem da Tocha Olímpica.




O início do percurso foi feito por Sérgio Claro Neto. O empresário de 66 anos, que nasceu em Portugal e mora/trabalha na cidade há 51 anos, recebeu a chama olímpica do estudante da rede municipal e representante do Grêmio Estudantil Cultura Viva, Erick Santana.

“É uma emoção que não consigo definir. Fazendo uma comparação, senti algo parecido somente quando meu filho nasceu. É uma honra ter sido escolhido entre cerca de 600 mil meritienses e poder representar esse povo em um momento único para a história do nosso município e do Rio de Janeiro Agradeço primeiramente a Deus, mas também ao prefeito Sandro Matos que me escolheu. Vai marcar a minha vida”, contou Sérgio Claro.



Além de Sérgio Claro, outras 14 pessoas foram agraciadas e carregaram a tocha olímpica em São João de Meriti. Ex-aluno da rede municipal de ensino, Matheus Dias Neiva, que, em 2005, ganhou medalha de bronze na 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática, sendo premiado com medalhas de ouro em 2006, 2007 e 2008, com menção honrosa em 2009 e medalha de prata em 2011, terminou o trajeto.

“Espero representar bem a cidade. Estou aqui por causa da Educação, por ter estudado em São João de Meriti, por causa dos professores... Estou aqui por eles e pela minha família. Espero mostrar que, apesar de ser aluno de uma escola municipal, a gente é capaz do que a gente quiser. Não é porque nascemos em uma cidade Baixada Fluminense que não podemos alcançar nossos objetivos. Quando se quer, não há limites”, disse o atual estudante de Engenharia Civil na UFRJ.

O percurso começou na Praça José Alves Lavoura (JAL), seguiu pela Avenida Automóvel Clube, Centro do Vilar dos Teles, Avenida Presidente Lincoln e terminou na Praça José Amorim, a antiga Praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura. Lá uma multidão recebeu a chama olímpica com muita vibração. No local, uma série de atividades, como aulão de zumba, dança de salão, circo, banda formada por alunos, basquete e vôlei, foram montadas para entreter o grande público. A mais jovem faixa-preta de taekwondo do Brasil, a meritiense Maria Rita dos Santos Pereira também se apresentou e conquistou muitos aplausos.

Uma das meritienses mais eufóricas era a pedreira Maria Anunciada Gonçalves da Silva, de 43 anos. Ela acompanhou todo o percurso da tocha vestida de verde e amarelo. “Infelizmente, meu filho não veio. Ele é militar e está no quartel. Hoje, trabalhei somente meio expediente, pois tinha que ver a tocha. Não podia perder esta oportunidade única. Quando comecei a comer, na hora do almoço, ouvi que a tocha estava chegando. Vesti minha roupa do Brasil e fui pra rua”, contou.

Todas as secretarias municipais de São João de Meriti estiveram presentes durante o evento. “A passagem da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 foi um momento único para São João de Meriti. Foi uma emoção muito grande ver esse símbolo passando pelas ruas do município. Tivemos um dia festivo, com muita festa e tudo em paz. Isso foi muito importante”, disse o secretário de Governo e Coordenação Geral, Beto Monteiro.

Para garantir a segurança do evento, equipes da Guarda Civil Meritiense, da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, a Polícia Militar e a Polícia Civil estiveram presentes.

Via PMSJM


Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »