Hospital da Posse promove palestra sobre Ética e Segurança do Paciente




Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) participaram na manhã desta quarta-feira (10) do curso de capacitação sobre Ética e Segurança do Paciente promovido em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RJ). O objetivo é ampliar as ações das equipes de enfermagem na qualidade assistencial do paciente e promover a educação continuada aos profissionais.

A enfermeira Ana Lúcia Telles, do departamento de Ética do Coren/RJ, destacou a responsabilidade da enfermagem em garantir a segurança do paciente em diversos âmbitos, especialmente na abordagem junto ao paciente e seu familiar.


“O comprometimento é a base para garantir a assistência. Sabemos que existem dificuldades no dia a dia da profissão, entretanto, o trabalho da enfermagem vai muito além da manipulação da medicação, é ir além no cuidado e no bem estar do paciente, reduzindo os riscos desnecessários”, afirma.

Criada em 2013, a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital da Posse, formada por enfermeiros e técnicos de enfermagem, atua como intermediadora nas questões envolvendo o profissional e o paciente.


Para o diretor do hospital, Joé Sestello, a humanização do atendimento é o foco da gestão, não só administrativa, como assistencial nas áreas médica e de enfermagem. 

“A comissão foi criada como forma de assegurar ao paciente uma relação mais pessoal. É um trabalho em conjunto que visa humanizar o atendimento como um todo, acolhendo o paciente”, garante. 

A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu e o Coren/RJ vem possibilitando desde 2013 que profissionais de saúde que atuam nas unidades da rede municipal participem periodicamente de cursos com capacitação e atualização. 

“Este tipo de capacitação educacional auxilia o profissional a se manter sempre atualizado com relação aos códigos de ética, essenciais para o emprego correto da profissão e qualidade assistencial. Oferecer capacitação profissional é valorizar o funcionário”, disse o secretário municipal de Saúde, Emerson Trindade.



Foto: Marcelle Abreu 
Via PMNI



Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »