Forças Armadas ficarão na Baixada Fluminense durante as eleições

Militares da Marinha em patrulhamento por Copacabana. Nas eleições, vão para a Baixada



O Estado Maior da PM pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio que as Forças Armadas e a Força Nacional ocupem áreas da Baixada Fluminense e vias expressas da Região Metropolitana do estado nos dias do 1º e do 2º turno das eleições. O pedido já foi enviado ao presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes. Ao longo desta semana, os municípios e os trechos de vias expressas que vão contar com a presença dos agentes serão decididos em reuniões no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

A justificativa para o pedido é o baixo efetivo das unidades da região. A Baixada registrou 13 assassinatos de pessoas ligadas à política entre 2015 e 2016. Ontem, em entrevista coletiva, o Ministro da Defesa Raul Jungmann afirmou que vai se reunir com o presidente Michel Temer na quinta-feira para discutir a possibilidade de as Forças Armadas permanecerem na cidade entre os dois turnos. Ontem, agentes que vieram ao Rio para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos começaram a regressar a suas bases. Pelo menos dez mil dos quase 30 mil homens que estiveram no Rio para trabalhar no período do evento deixarão o estado. Durantes os Jogos, os agentes patrulharam a orla e vias expressas.

— Essa decisão (de manter as Forças Armadas no Rio entre os dois turnos) cabe ao presidente. Eu e representantes do Gabinete de Segurança Institucional vamos nos reunir com ele para chegarmos a uma conclusão. O que já está definido é que, após a publicação de novo decreto presidencial, as Forças Armadas estarão de volta nos dias 2 e 30 de outubro, nos dois turnos das eleições — disse Jungmann.

Na reunião, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, também pediu a Jungmann e ao secretário-executivo do Ministério da Justiça, José Levi do Amaral Júnior, que mantenha os agentes da área da inteligência no Rio numa força-tarefa contra o contrabando de armas e o tráfico de drogas.


Via Extra
20/09/2016





Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »