Nova Iguaçu: ônibus da saúde bate recorde de atendimentos




Da saúde da mulher, passando pela saúde da criança, do idoso à saúde bucal, a unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu bateu recorde de atendimentos este ano. Só nos primeiros seis meses, de janeiro a julho, foram atendidas 55 mil pessoas, enquanto a soma dos atendimentos de 2013, 2014 e 2015 resultou em 105 mil consultas e exames. O número de atendimentos este ano é 175% maior do que o registrado ao longo de todo o ano de 2013, quando o projeto começou. 

De 2013 até julho passado, a unidade móvel da saúde percorreu 60 bairros de Nova Iguaçu prestando diversos serviços em saúde como consultas e exames nas áreas de clínica médica, ginecologia, cardiologia, odontologia, entre outras, além de testes rápidos de diabetes, sífilis e HIV. A novidade este ano foi o eletrocardiograma, cujo resultado é entregue na hora com a avaliação do médico.

Aos 74 anos, o aposentado Gesi Cardoso, morador do Jardim Palmares, aprovou a iniciativa. “É uma facilidade para os moradores, principalmente para nós idosos que temos dificuldade no deslocamento. Ter acesso a uma consulta perto de casa, sem precisar marcar, é tudo de bom”, elogia.


Segundo o secretário de Saúde, Emerson Trindade, o foco do projeto é a prevenção. “Com o resultado do eletrocardiograma entregue na hora, o paciente poderá iniciar ali mesmo seu tratamento, e, caso necessário, será encaminhado para acompanhamento com especialista. A ampliação da rede de atenção básica, com a entrega de 30 Clínicas da Família e os serviços prestados pela unidade móvel estamos ampliando a prevenção em saúde e permitindo mais qualidade de vida à população”, afirma Emerson.



O ônibus da saúde possui quatro salas individuais, uma para consultas médicas, outra para coleta do exame de preventivo, sala para exame (eletrocardiograma) e outra para atendimento odontológico, com capacidade para realizar desde simples procedimentos, como limpeza bucal, até a extração dentária. Caso o tratamento seja mais prolongado, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas, na Policlínica Dom Walmor, no Centro de Nova Iguaçu.


Via PMNI
06/08/2016



Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »