Saúde de Nova Iguaçu orienta mulheres sobre câncer de mama

A iniciativa faz parte das atividades em comemoração ao Outubro Rosa



Durante todo o mês de outubro as unidades de saúde de Nova Iguaçu vão realizar atividades para comemorar o Outubro Rosa – campanha mundial que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta segunda-feira (10/10) as pacientes da Clínica da Família Cerâmica receberam orientações sobre a doença enquanto aguardavam a consulta médica. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o mundo. No Brasil são 57 mil novos casos a cada ano, e 95% desses casos têm cura, se diagnosticado precocemente. 


O secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Dr. Emerson Trindade, que é ginecologista obstetra, acompanhou as atividades na clínica da família e tirou dúvidas das pacientes: “As mulheres precisam ficar atentas às mudanças do corpo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e a cura da doença”. 

De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgada no início deste mês, em 66,2% dos casos de câncer de mama, é a própria mulher quem detecta os primeiros sinais da doença. Os principais sinais notados por essas mulheres foram a presença de um caroço, dor, alterações no formato da mama e no mamilo e saída de secreção. Em 30,1% dos casos, a doença foi identificada por uma mamografia ou outro exame de imagem e, em 3,7% dos casos, um profissional de saúde detectou a suspeita.

Para a dona de casa Cristina Helena Zanardi, de 44 anos, ir ao médico regularmente é muito importante. “Fiz tratamento para outros tipos de câncer e sei como é importante perceber quando algo está errado. No meu caso foi tudo muito rápido. Faço consultas de rotina, participo de campanhas e não descuido da minha saúde. Quero continuar vivendo e muito bem”, finalizou Cristina. 

Até o final do mês acontecerão outras atividades para comemorar o Outubro Rosa. Na próxima quinta-feira (13/09), terá uma programação especial na Clínica da Família Odiceia de Moraes, a partir das 13h. E, à noite, será realizada palestra com o tema “Saúde das mamas” para os alunos da Educação de Jovens e Adultos - supletivo da Escola Municipal Maria Ramalho, no bairro Miguel Couto. 

A Saúde de Nova Iguaçu oferece oportunidade às mulheres de diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Conheça a nossa rede: 

Todas as unidades de saúde oferecem consultas ginecológicas; Clínicas conveniadas realizam os exames de mamografia e ultrassonografia da mama; O Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse ) faz cirurgias e acompanhamento de mulheres com câncer de mama; A Policlínica Dom Walmor, no Centro, oferece fisioterapia oncológica para mulheres e homens que estão em tratamento contra o câncer de mama.


Via PMNI
12/10/2016


Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »