Padre participa de seleção e tenta virar passista da Grande Rio no próximo carnaval

Padre Bráulio é da igreja de uma paróquia mineira Foto: Cléber Júnior / Extra


A cena é quase sempre a mesma. Toda vez que Bráulio Francisco Tibúrcio, de 41 anos, pisa na quadra da Grande Rio, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, as pessoas o procuram para pedir uma bênção e lhe desejar boa sorte. É que, além de ser padre há mais de dez anos, o sacerdote tenta, pela primeira vez, se tornar passista da agremiação.

— Eu sempre gostei de carnaval e todo o universo das escolas de samba por influência da minha família. Há três anos, eu me aproximei da Grande Rio, quando eu estava em uma das paróquias da cidade, e celebrava as missas aqui. Agora, quero realizar meu sonho de ser passista — afirma o padre.

Para isso, além de estar presente rigorosamente em todos os ensaios da Tricolor — mesmo atuando agora na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Belo Horizonte, em Minas Gerais —, Bráulio está fazendo aulas de técnicas de samba. Ele concorre a uma das cinco vagas contra 15 rapazes que têm o mesmo objetivo.

O presidente da ala de passistas da escola, Avelino Ribeiro, revela que a escolha será feita até o fim deste mês pela diretoria da Grande Rio. Mesmo sem dizer se o sacerdote possui reais chances, o dirigente elogia a coragem e a desenvoltura de Bráulio.

— Posso dizer que ele é o mais disciplinado de todos — conta.

Sem querer saber de favorecimento na disputa, padre Bráulio não teme sofrer preconceito por parte dos colegas de sacerdócio nem dos fiéis. Entretanto, ele sabe que alguns não vão entender, de início, sua iniciativa.

— O simples fato de estar na Grande Rio, no carnaval, não significa que estou pecando. O pecado está dentro das pessoas, de suas atitudes. Temos que estar abertos a conviver com diferentes pessoas, credos e religiões. A tolerância precisa ser a palavra desse milênio — pede o religioso.

Bráulio estreou em desfiles da agremiação caxiense no ano passado, em uma das alas.



Via Extra
16/11/2016


Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »