Chefe do tráfico na Cidade de Deus é preso pela PM no Complexo da Maré




O chefe do tráfico na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, foi preso durante a operação que PM faz, desde o início da manhã, no Complexo da Maré, na Zona Norte da cidade. Edvanderson Gonçalves Leite, o Deco, de 51 anos, estava numa casa na Rua Teixeira Ribeiro, na Favela Nova Holanda, com um fuzil 762. Deco estava foragido da Justiça e era procurado pela polícia, principalmente após uma aeronave da PM cair na Cidade de Deus, ao ser alvo de uma série de disparos, no último dia 19. Na ocasião, quatro PMs morreram.


Deco havia sido preso pela Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) em maio do ano passado, em Campina Grande, na Paraíba, mas está solto desde 21 de julho deste ano, após ser beneficiado por um habeas corpus concedido pela Justiça. O Portal de Procurados do Disque Denúncia oferecia a recompensa R$ 30 mil por sua captura.


A postagem da PM
A postagem da PM Foto: Reprodução

Após a prisão, o coordenador de Comunicação Social da PM, major Ivan Blaz, ressaltou a centralidade de Deco na organização do tráfico da comunidade.
— É uma grande prisão. A PM busca esse criminoso há bastante tempo, desde os últimos fatos traumáticos ocorridos ali na Cidade de Deus. Ele era o responsável por essa política expansionista adotada pelo tráfico daquela comunidade, que invadia outras localidades a fim de ocupar um maior espaço de ponto de venda de drogas — explicou o porta-voz.

O chefe do tráfico na Cidade de Deus
O chefe do tráfico na Cidade de Deus Foto: Fabiano Rocha / Extra


O major relatou que Deco não "teve como" reagir à prisão: "precisou" se entregar diante de "tamanha força policial". Houve "tenso" confronto, porém, segundo ele, tanto na entrada dos policiais na comunidade quanto na retirada do preso. Mesmo "querendo acreditar" que a captura do chefe vá causar um impacto na criminalidade na região, o porta-voz ressalva que a PM ainda precisa enfrentar "um grande contingente" de criminosos.
— [Deco] É um criminoso extremamente violento que havia sido preso no ano passado, na Paraíba. Ou seja, é um retrabalho que estamos fazendo. Está clara a capacidade letal que esses criminosos têm uma vez que são colocados em liberdade — reforçou.

O material apreendido na operação
O material apreendido na operação Foto: Fabiano Rocha / Extra

Em seu perfil no Twitter, a PM postou uma foto do cartaz de Deco, do Portal dos Procurados, com a palavra capturado em vermelho.

Uma arma encontrada pelos PMs e drogas
Uma arma encontrada pelos PMs e drogas Foto: Fabiano Rocha / Extra

Duas pessoas foram baleadas durante a operação na Maré: um homem e um cabo do Batalhão de Choque (BPChq). Antônio Jorge Pereira, de 49 anos, foi atingido no ombro na Favela Parque União. Segundo as primeiras informações, ele está sendo avaliado pelos médicos. Seu estado de saúde é considerado estável. Já cabo Macedo foi ferido na coxa e levado para o Hospital Central da PM, no Estácio, também na Zona Norte.


Os PMs que participam da operação
Os PMs que participam da operação Foto: Fabiano Rocha / Extra

Até o fim da manhã outras duas pessoas haviam sido presas na operação e encaminhadas para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, ainda na Zona Norte. Houve apreensão de um fuzil, uma granada e drogas ainda não contabilizadas.

Policiais transportam material apreendido na operação
Policiais transportam material apreendido na operação Foto: Fabiano Rocha / Extra

Um vídeo publicado no perfil "P.U. / Parque União" mostra o helicóptero da PM sobrevoando casas na Maré. Segundo o texto que acompanha as imagens, a aeronave voava baixo "ao ponto de quase levar as telhas".




Mais de cinco mil sem aulas

Por causa da operação na Maré, 22 unidades de educação suspenderam as aulas nesta sexta. Segundo a Secretaria municipal de Educação, 11 escolas, três creches e sete Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) estão sem atendimento. As unidades atendem 5.427 alunos.

Já a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que o Ciep 326 – Professor César Pernetta suspendeu suas atividades. Ambas as pastas afirmam que o conteúdo perdido será reposto.


Via Extra
02/12/2016


Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »