Cirurgia gratuita realizada em Meriti corrige problema de língua presa




Uma cirurgia que acaba com problemas de língua presa, entre outros males, é realizada pela Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Saúde, no Centro Especializado Odontológico (CEO), no Centro de Saúde Doutor Aníbal Viriato de Azevedo, totalmente sem custos para os cidadãos meritienses. No entanto, a pouca divulgação do trabalho faz o número de atendimentos ainda ser baixo.



“A divulgação da frenectomia deveria ser intensificada nas escolas, onde há um número grande de crianças que precisam passar por essa intervenção. Poderia haver também uma triagem para indicar os alunos que precisam da cirurgia. A dificuldade na fala pode causar bullying na sala de aula. A exposição de uma criança a esse quadro pode ser muito prejudicial para a formação dela. É um trabalho gratuito que pode atender muitas pessoas. Apesar disso, atendemos cerca de quatro casos por mês”, informa a doutora Vânia do Carmo Rodrigues, coordenadora do Programa de Estomatologia em São João de Meriti.
Daniel da Silva Castro, de 16 anos, que foi submetido à frenectomia há cerca de três anos, conta que a língua presa era um problema que o incomodava bastante.

“Não tive muitos problemas na escola ou com os amigos. Mas me incomodava ficar daquele jeito e falar errado. Em casa, meus familiares logo notaram a mudança. Foi meu pai quem descobriu esse serviço no Aníbal (Centro de Saúde Doutor Aníbal Viriato de Azevedo) e me trouxe aqui. Na minha escola tem outros alunos com o mesmo problema. Com certeza, vou falar com eles sobre esse tratamento gratuito. Agradeço muito a doutora Vânia que continua fazendo um trabalho de acompanhamento comigo”, disse o jovem Daniel da Silva Castro.



Problema causa dificuldades na amamentação e alfabetização

A doutora Vânia do Carmo Rodrigues, coordenadora do Programa de Estomatologia no município, explica que é uma cirurgia simples, realizada com anestesia local e feita no próprio consultório do Centro de Saúde Doutor Aníbal Viriato de Azevedo.

“Remove-se a parte do freio que está inserida próxima aos dentes, fazendo com que a inserção desse freio fique mais longe desse local. Depois sutura-se a região. Apesar de incomum, essa anomalia também afeta os adultos. Neste caso, a anquiloglossia causa problemas na gengiva, como descolamentos”, contou Vânia do Carmo Rodrigues.

Para alcançar o êxito, além da frenectomia, o paciente deve passar por um atendimento multidisciplinar, onde a fonoaudiologia é essencial. Além dos problemas citados, a anquiloglossia, popularmente conhecida como língua presa, causa dificuldades para o bebê sugar o leite da mãe durante a amamentação e, na idade da alfabetização, também dificulta a fala, principalmente nos fonemas com as letras T, D, Z, S, N e L.

Saiba mais sobre frenectomia:


A frenectomia labial é a remoção do freio labial superior ou inferior, ou então o freio lingual. Quando o freio localizado na língua é muito curto ou fibroso pode causar a famosa língua presa. A operação é indicada para ser realizada com o paciente ainda em idade infantil.

Via PMSJM
08/12/2016
 

Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »