Tradicional bairro iguaçuano vem sendo alvo de criminosos que aterrorizam moradores praticando assaltos frequentes





Distante cerca de minutos do Centro de Nova Iguaçu, o bairro da Luz já foi uma região tranquila. Mas isso ficou no passado. Hoje, o medo e a insegurança convivem dia e noite com os moradores que perderam a paz por causa da ação de criminosos.

Quem anda pelo bairro tem a sensação de ser a próxima vítima. Segundo relatos ouvidos pela reportagem, os ladrões agem sempre em dupla numa motocicleta ou em carros e utilizam como fuga a Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira) que oferece acesso fácil para comunidades dominadas por traficantes.


Ousadia da bandidagem

A ousadia dos criminosos chega a surpreender. Uma moradora do bairro usou as redes sociais para mostrar sua indignação com a ação dos ladrões. Depois de roubar um celular, dois marginais fizeram uma foto usando o aparelho e postaram na internet. “Esses pilantras roubaram celular e ainda eles próprios tiram foto deles e caiu no ‘meio’ de uma pessoa que foi roubado”. (sic).


Para alívio dos moradores, a dupla acabou presa pela Polícia Militar e agora está fora de circulação. “Mas outros bandidos continuam aterrorizando na área”, afirmou um comerciante que tem medo de mostrar o rosto.

À noite, o medo aumenta por causa da iluminação precária que predomina em vários trechos da Rua Ministro Lafaiete de Andrade com a linha de transmissão da Light. Outras ruas também facilitam a ação dos marginais como Washington Luiz, Nuno e parte da Dr. Mário Guimarães. “Ninguém tem coragem de sair de casa, exceto quando há movimento na rua. Os bandidos ficam à espreita aguardando alguém chegar ou sair para atacar. Se o policiamento fosse frequente, eles não estariam agindo”, afirmou um aposentado que pediu para não ser identificado.

As ações criminosas em números
Os ataques pro- movidos pelos criminosos na Baixada Fluminense se transformam em estatísticas divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP). Os números de outubro apontam um aumento significativo na modalidade ‘roubo a transeunte (pedestres) neste ano.

Segundo o levanta- mento, houve 2.841 roubos a pedestres contra 1.238 no mesmo mês de 2015. O ISP também divulgou outros dados: o roubo a estabelecimentos comerciais chegaram a 171 neste ano. Em 2015, foram 105. Roubos a residências fecharam 2016 com 24 ocorrências contra 28 no ano passado. Já o roubo de veículos somaram 1.506 neste ano, enquanto em 2015 o número chegou a 713.

Na área da 52a Delegacia de Polícia, que abrange o bairro da Luz, foram registradas 221 ocorrências de roubos a pedestres em outubro deste ano. No mesmo período de 2015 a distrital registrou 98 casos.


Via Jornal Hora H
07/12/2016

Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »