Ex-vereadoras de Nova Iguaçu são homenageadas em noite marcada pela emoção


As ex-vereadoras de Nova Iguaçu ocupam, desde ontem (08/03), espaço nobre no plenário da Câmara Municipal. Foi inaugurada, durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Galeria de Fotos das 11 mulheres que já ocuparam uma bancada na Casa Legislativa. A história de Carmelita Brasil Monteiro, a primeira vereadora iguaçuana, (1947 a 1950), foi encenada na performance da atriz Alyne Cabral e lembrada no discurso de Ivete Pantaleão, que cumpriu seu mandato de 1983 a 1988.

- Tudo começou com Carmelita, uma mulher que sempre esteve à frente de seu tempo. Chegou a dirigir uma escola de samba. Feito sensacional pra época. Mais de trinta anos depois é que me elegi. As mulheres vêm conquistando muitas coisas. Mas é preciso mais. Temos que ocupar de fato nosso lugar no mundo da política e fazer a diferença – afirmou.

A Galeria das Ex-Vereadoras foi aprovada pela Resolução nº 20, assinada pelos atuais 17 vereadores. “Mais do que uma homenagem, é o reconhecimento da importância de todas na construção de um Legislativo forte e autônomo”, disse o presidente Juninho do Pneu.

Estão na Galeria, além de Carmelita Brasil e Ivete Pantaleão, Margareth Lydia de Moares, Rosely Souza da Fonseca, Maria José de Souza, Rosângela de Souza Gomes, Marly Silva Câmara de Freitas, Diva Florindo Bastos, Wilma de Freitas Pereira, Maria Nicolasina Wienem Gumarães e Giane da Silva Prudêncio.

A cerimônia foi dirigida pela vereadora Renata da Telemensagem, presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher da CMNI, que entregou Moções de Congratulações e Aplausos à representantes do movimento social, político e comunitário. Entre elas, a vereadora de Mesquita, Cris Gêmeas. Em seu discurso, Renata incentivou as mulheres presentes a também buscarem seu espaço no mundo da política.

Alunos da Casa do Menor São Miguel Arcanjo apresentaram o espetáculo “Presença no Inferno”, baseado em histórias reais e que abordam algumas problemáticas enfrentadas por crianças e jovens. A encenação foi aplaudida de pé pelos presentes.

As secretárias Cleide de Oliveira e Rojane Dib, responsáveis pelas pastas de Infraestrutura e Educação, respectivamente, fizeram parte da mesa de autoridades, assim como a chefe de gabinete do Hospital da Posse,Thatiany Ferreira, e a conselheira da OAB/Nova Iguaçu, Kellen Gonzalez. Cristiane Carvalho de Almeida, delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu, também esteve presente.

Os vereadores Alexandre da Padaria, Aguinaldo Camu, que é membro da Comissão das Mulheres e entregou Moções, Rogério Villanova, Marcelo Lajes e Fabinho Maringá entregaram, junto com o presidente e a vereadora Renata, as homenagens a cada ex-vereadora.

Via: CMNI
Fotos: Divulgação
09/03/2017

Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »