Frente fria derruba temperatura e traz chuvas fortes para o Rio e Baixada Fluminense



Os cariocas e fluminenses vão sentir com clareza a despedida do verão e a chegada do outono no Rio. Segundo os meteorologistas do Instituto Climatempo, a noite desta sexta-feira já trará rajadas moderadas de vento — prenúncio de uma frente fria, que chega ao litoral do estado nesta madrugada com expectativa de pancadas de chuva e queda de temperatura até terça-feira. A previsão é de 22ºC a 32ºC no sábado; 20ºC a 29ºC no domingo; 19 a 28ºC na segunda-feira; e 18ºC a 29ªC na terça-feira.

A meteorologista Fabiana Weykamp, do Climatempo, explica que a virada no tempo trará aos cariocas uma sensação de refresco na temperatura — mas nada que justifique tirar os casacos do armário. Com a frente fria, o instituto alerta para temporais, ventos mais fortes, mar agitado e até chuva de granizo. Se esta sexta-feira ainda exibe sol e calor, o último fim de semana do verão deve agradar aos que se decepcionaram com a frente fria prevista para o início da semana.

— Vai haver uma virada no tempo do Rio. Hoje tem dia de muito sol, a expectativa é chover mais à noite, porque a frente fria vai se aproximar. Agora, está entre Santa Catarina e Paraná. No fim da tarde, já há rajadas moderadas. Na madrugada, pancadas de chuva. As condições de chuva aumentam no fim de semana e espalham áreas de instabilidade — disse ela.

CHOQUE TÉRMICO

Fabiana ressalta que ainda deve haver aberturas de sol na manhã de sábado, acompanhadas por muita nebulosidade. A expectativa é que a chuva chegue no decorrer do dia, com alto potencial para temporal. O choque térmico, ela explica, favorece a formação de nuvens carregadas:

— Não dá para descartar ventania na área do temporal, o que pode causar queda de árvores. Pode haver áreas de alagamentos e também não se descarta queda de granizo em alguns pontos do estado. A situação é de temporal. Os cariocas vão sentir a mudança de estação.

Mas é no domingo, de acordo com o Climatempo, que a temperatura cai com mais intensidade. A frente fria já começa a se afastar, mas a formação de uma área de baixa pressão ao longo do litoral do estado favorece a instabilidade do tempo. Deve ser um dia de céu nublado, com chuva constante — fraca pela manhã, mais forte ao decorrer da tarde. Fabiana atenta para a possibilidade de mar agitado e até ressaca entre o domingo e a segunda.

— O outono começa na segunda-feira, às 7h29m. A maior chuva é no domingo, mais intensa, até a madrugada. Aí essa área de baixa pressão se afasta. Segunda ainda tem temperatura amena, mas sem alerta de temporal. A partir de terça, o tempo voltar a firmar no Rio. Mas vai ser uma semana outonal, não vai ser aquele calorão — ressalta.

FRENTE FRIA MAIS FORTE

Fabiana Weykamp reforça que a frente fria prevista para este fim de semana supera em intensidade a prevista para o começo da semana, que decepcionou alguns cariocas desejosos de uma queda de temperatura. Ela explica que as frentes frias avançam com constância pelo Brasil, mas costumam causar uma pequena mudança no verão.

No verão, segundo a meteorologista, é difícil a frente fria chegar com massa polar forte, a que provoca queda acentuada de temperatura. Desta vez, no entanto, na aproximação do outono, a situação é diferente.

— Depende da intensidade da massa polar que vem acompanhada da frente fria. Essa agora é mais forte em relação à do começo da semana, até porque ela tem o reforço da área de baixa pressão. A chuva vai ser maior, mais contínua, sem sol forte. Mas ninguém vai precisar de blusão de lã. Não dá para esperar o frio do inverno — ressalva.



Via Extra
17/03/2017

Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »