Hemorio alerta para baixos estoques de sangue e pede doações



O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), alerta para o baixo estoque de sangue. Desde o dia 1 de abril, foram coletadas diariamente 156 bolsas, em média, no hemocentro, que coordena a distribuição de sangue em todo o estado do Rio. Para manter os estoques em níveis confortáveis, são necessárias 250 bolsas diárias.


— Em abril, tivemos muitos feriados, as pessoas viajam, a cidade fica mais vazia e, consequentemente, recebemos menos doadores, mesmo funcionando normalmente. Mas a demanda por sangue não diminui. Então, contamos mais uma vez com o apoio da população carioca, que é sempre muito solidária, para que os estoques voltem a níveis satisfatórios — alerta Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio.


Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido através do site do Hemorio. (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf)


Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. O hemocentro abre normalmente nos dias 28, 29 e 30 de abril e no feriado de 1º de maio.


Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo estado. O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


Via Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde do RJ
27/04/2017


Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »