Washington Reis visita Cracolândia em Duque de Caxias


Foto: Márcia Catita

        Os pedestres que circulam no centro de Duque de Caxias, próximo à rodoviária, convivem diariamente com cenas tristes de dependência. Dezenas de barracas e moradias improvisadas são vistas todos os dias na região, onde reside um grande número de usuários de drogas e dependentes químicos. A área, conhecida como cracolândia, fica na região central do município, e será desativada, em breve, com a intensificação das ações da Prefeitura. Nesta quarta-feira, 31/05, o prefeito Washington Reis esteve no local para mais uma visita, conversou com os usuários e explicou como será desenvolvido o projeto da Fazenda Paraíso.

        “Estamos aqui mais uma vez para dialogar com essas pessoas e apresentar a elas uma nova oportunidade. A Fazenda Paraíso é um projeto da prefeitura, que irá oferecer tratamento contra a dependência, terapia ocupacional e reinserção no mercado de trabalho. O objetivo do projeto é tratar o vício e oferecer novas oportunidades de mudança na vida dessas pessoas”, destacou o prefeito.

        Morador da região desde outubro do ano passado, Matheus Lessa, de 19 anos, vive no local com a namorada, grávida de 8 meses. “Eu tenho casa própria em Éden, mas não tenho vontade de voltar pra lá. Não tenho ânimo de fazer mais nada. Vendo bala no sinal e volto pra cá. O vício acaba com a gente. O prefeito me falou da Fazenda, eu quero ir lá conhecer. Quem sabe lá eu não consiga largar as drogas e voltar a dar orgulho pra minha mãe e pro meu filho que vai nascer?”, disse.

        A mesma realidade de vício e desespero vive o pedreiro Fernando Henrique Soares, de 47 anos, que trabalha na construção civil durante o dia e, à noite, volta pra dormir na cracolândia. Fernando diz que costuma consumir drogas quase todos os dias, quando chega do trabalho. Assim como Yuri Santos, 25, que conta que o período em que mais se consomem drogas na região é a noite. “A gente não dorme, porque temos medo de dormir e fazerem uma maldade com a gente. Viver na rua é muito difícil. Eu quero ir pra esse lugar que o prefeito falou. Quero tentar me livrar desse vício”, ressaltou Yuri.

Saiba mais sobre a Fazenda Paraíso

        O projeto da Fazenda Paraíso é uma iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias, que conta com o trabalho de diversos órgãos e secretarias de governo. No local, os usuários de drogas receberão todo atendimento e tratamento contra a dependência, além de participarem de atividades de terapia ocupacional, atividades esportivas, agricultura, qualificação e reinserção no mercado de trabalho.





Via Extra
31/05/2017


Compartilhe nas redes sociais

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO BOMBANDO NO BAIXADA VIVA

Próximo post
« Prev Post
Post anterior
Next Post »